segunda-feira, 17 de junho de 2013



Cultura Gótica

 


Essa subcultura teve origem no Reino Unido no final da década de 70, possuindo um embasamento histórico. O termo gótico origina-se do Godo 
(bárbaro), sofrendo alterações ao longo do tempo quanto ao seu significado, sendo que serviu para designar uma tendência literária e artística. 
O goticismo foi influenciado por movimentos artísticos, como o Decadentismo, o Expressionismo, a Cultura Cabaré e Beatnick. No início da década de 80 é que o termo gótico passou a ser empregado para referir-se a um estilo de vida, designando melancolia, escuridão e tudo o que fosse similar à isso.
Os góticos não possuem músicas ou livros específicos,porém têm suas preferências,como:

Literatura:

  • Horror Gótico:                     
    • Mary Shelly
    • Horace Walpole

freethoughtalmanac.com
Romantismo: 

Lord Byron

    • Lord Byron
    • William Blake
Literatura Brasileira e Portuguesa:
  • Augusto dos Anjos
  • Álvares de Azevedo
  • Fernando Pessoa
  • Camilo Pessanha
  • Eça de Queirós
  • David Soares
    • Mário de Sá Carneiro
... entre outros...
  
* Não que exista um padrão, esta subcultura como qualquer outra e como a cultura massificada, têm o direito de diversidade, assim como os indivíduos dentro dela,possuem o direito de escolherem, de terem individualidade.

Nota: 
O goticismo é uma subcultura, pois não " apareceram de outra nem tão pouco criaram ou tentam criar uma subdivisão, é simplesmente uma subcultura (...), tem suas origens fundamentadas em ideias, seja a arte (dança, música, pintura e teatro), a escrita, a filosofia, dentre outras."
Religião

Em geral, as pessoas têm uma ideia equivocada quando se trata da religião
dos góticos,pois por eles passarem aparentemente uma certa melancolia, os associam ao satanismo. Porém, eles são laicos, ou seja, neutros à qualquer religião.

Curiosidade:

No visual gótico é possível encontrar o crucifixo, o qual para eles possui uma simbologia: a tortura ( cruxio=TORTURA), essa simbologia não foi criada por eles, mas sim adotada, pois antes mesmo do nascimento de Cristo, ele era usado em Roma para a tortura.

Aparência

O modo de se vestir de um gótico é predominantemente preto, sendo que é usada qualquer outra cor, porém em minoria. A escolha por usar totalmente preto ou algum acessório de uma tonalidade diferente é individual.
Os góticos tem um visual próprio, o qual é chamativo, pois é diferente e marca a identidade de um grupo. Porém, a intenção não é chamar a atenção, simplesmente faz parte da cultura. 
* As vestimentas podem ser encaradas ainda como uma crítica implícita. 

" Um mundo bom de viver, é aquele que só vai existir ao momento que toda falsidade, hipocrisia e frieza acabar. "

Os góticos não são apenas indivíduos que usam roupas pretas, apreciam a vida noturna e a melancolia, como a maioria das pessoas pensa. Existe uma simbologia para tudo e por trás de tudo isso existe uma filosofia.
A filosofia gótica é constituída, basicamente da ideia de viver-se em paz, em um mundo sem mais mágoas, o qual possa extinguir a solidão dos góticos. Essa é filosofia dos góticos...  E a desse blog é: Conhecer mais, julgar menos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário